sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O significado de Advento

O Significado da Coroa de Adevento e as Velas

A igreja cristã iniciou seu Ano Novo no dia 29 de Novembro. Estamos vivendo a época de Advento. Advento quer dizer Vinda. É um tempo em que a Igreja olha para o futuro, para o cumprimento final da promessa da volta de Cristo, ao mesmo tempo em que olha para o passado, lembrando o cumprimento das promessas de Deus em Belém. Geralmente ressalta-se um significado tríplice do Advento:

1) A vinda do Senhor como nosso irmão, no Primeiro Natal;

2) A vinda do Senhor pela Palavra e Sacramentos, nos dias de hoje;

3) A vinda do Senhor em glória no Dia do Juízo Final.

A Coroa de Advento é uma forma de expressar alegria pela vinda de Cristo Para comemorar o período de Advento.

coroa de advento O círculo da coroa simboliza tanto a eternidade, como a aliança de Deus com a humanidade através de Cristo.

Os ramos verdes simbolizam a esperança cristã na vida eterna.

As quatro velas, que vão sendo acesas uma a uma, a cada Domingo de Advento, simbolizam a alegria da aproximação de Cristo – a LUZ DO MUNDO – que veio no Natal – que vem diariamente pela palavra e sacramentos e que virá no dia derradeiro.

A vela branca no centro da coroa representa Cristo – que finalmente chegou a nós. É chamada “A Vela do Natal”, ou “Vela de Cristo”, pois só é acesa no Natal e em todos os cultos após o Natal – até a Epifania.

Veja o significado de cada uma das velas deste período de Advento:

A PRIMEIRA: A VELA DA PROFECIA

ADVENT01  A igreja cristã tem hoje seu Ano Novo. É o Primeiro Domingo de Advento. Conforme antigo costume, os quatro domingos de Advento são representados por uma coroa de Advento com quatro velas.

À medida que as velas vão sendo acesas, lembramos a esperança dos antigos, que profetizavam a vinda do Messias, o Salvador prometido por Deus desde os primórdios do mundo: Ah! Se de Sião viesse já o livramento de Israel! Quando Deus restaurar a sorte do seu povo, então exultará Jacó, e Israel se alegrará (Sl 53.6)

Voltem-se os nossos pensamentos para a noite em que Cristo nasceu da virgem Maria, em cumprimento à promessa do Pai de remir o mundo dos seus pecados. Meditemos no alto e sublime privilégio de pertencer, como membros, ao corpo de Cristo, através da fé, mantida viva pela Palavra e Sacramentos. Meditemos no amor e na presença de Deus, mesmo nas horas mais difíceis de nossas vidas. Emanuel, Deus conosco.

A SEGUNDA: A VELA DE BELÉM

ADVENT02 A primeira vela de Advento foi a vela da Profecia. A segunda vela é a Vela da Preparação para a vinda do Salvador, denominada a Vela de Belém. Muitos pensamentos se acumulam na mente dos cristãos durante esta época cheia de atividades de Advento. É da maior importância que os nossos corações se atenham à admoestação de João Batista, de arrependimento, por causa da presença do Reino de Deus entre nós. José e a Virgem Maria fizeram uma jornada até Belém. Foi uma longa e cansativa jornada. Mas a viagem era necessária em preparação para o grande evento daquele primeiro Natal.

Escreve o evangelista Mateus (2.6), citando as palavras do profeta: E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as principais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo, Israel.

A mensagem da Vela da Preparação, ou a Vela de Belém, nos leva a meditar e render graças a Deus que colocou até mesmo um imperador pagão, César Augusto, a nosso serviço, para que o Salvador nascesse na cidade designada por Deus. E reconheçamos o grande privilégio de pertencermos como membros, ao corpo de Cristo, pela fé. Recebamos em nossos corações o Emanuel, Deus conosco!

A TERCEIRA: A VELA DOS PASTORES

ADVENT03 Aproxima-se a festa da vinda do Salvador. Com a terceira vela lembramos aqueles humildes pastores nas campinas em volta de Belém, suspirando (Sl 14.7): Ah! Se de Sião viesse já a salvação de Israel! Quando o Senhor restaurar a sorte do seu povo, então exultará Jacó, e Israel se alegrará.

O mundo de hoje não vê o Natal sob este prisma. Aguarda-o como um festa de alegrias terrenas, sem se lembrar daquele que transformou o Natal no mais importante evento da humanidade. Queria Deus que estejamos nós preparados para receber o Menino Jesus, como os pastores o estavam, ao dizerem uns aos outros, depois que o anjo deles se ausentou: Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer!

Ao refletirmos sobre esta vela, denominada A Vela dos Pastores, aproximemo-nos do Salvador com reverência e lhe ofereçamos o nosso coração!

A QUARTA: A VELA DOS ANJOS

ADVENT04 A quarta vela de Advento é denominada a Vela dos Anjos. Os anjos de Deus desempenharam papel importante no Advento de Jesus: O anjo Gabriel anunciou a Zacarias o nascimento do precursor do Messias. O mesmo anjo anunciou a Maria o nascimento do Salvador. E uma milícia dos exércitos celestiais apareceu aos pastores nas campinas de Belém para lhes anunciar o nascimento do prometido Príncipe da Paz.

Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem” foi a mensagem angelical de nova esperança ao mundo.

E, finalmente, quando chegar o dia derradeiro, quando vier o Filho do Homem na sua majestade, todos os anjos virão com ele (Mt 25.31).

Este é o Advento final, que aguardamos como todos aqueles que exultaram com o primeiro Advento do Salvador. Deus conceda que naquele dia todos nós estejamos preparados para cantar hosanas eternamente ao Filho de Deus!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

História do Dia de Ações de Graças

Diz a história que em 1621 imigrantes europeus nos Estados Unidos resolveram festejar o sucesso das colheitas com um dia especial de agradecimento a Deus, celebrado com um banquete no qual assaram uma ave silvestre, o peru.
Esta Ação de Graças transformou-se numa tradição mais festejada por lá que o próprio Natal. Em 1909, o embaixador brasileiro Joaquim Nabuco, após assistir em Washington a celebração desta festa, proferiu um discurso emocionado na ONU propondo o Dia Internacional de Ação de Graças. Em 1949, o presidente Eurico Gaspar Dutra instituiu em nosso país a data, lembrada hoje em 150 nações sempre nesta quarta quinta-feira de novembro.

Este dia tem algo parecido com a Festa da Colheita, uma celebração dos
cristãos da Europa quando os produtos da terra eram levados ao altar e
dedicados a Deus. Uma tradição que ainda persiste em certas igrejas no
interior do Brasil. Mas com o tempo estas coisas se tornam meras tradições.
A “tradição” precisa “traduzir” o fato original, senão vira uma “traição” (as três palavras têm a mesma raiz latina que significa o ato de entregar).
Assim como no Natal e em outras festas cristãs, é muito fácil as coisas virarem um “peru”. O nosso muito obrigado pode se transformar num gluh gluh gluh. O próprio culto a Deus na igreja, as orações, os hinos, o louvor, tudo pode ser algo que não traduza o sentido original. Como aconteceu com o povo de Israel no Antigo Testamento. Em certo momento Deus reclamou deles, dizendo: - Não adianta nada me trazerem ofertas; eu odeio o incenso que vocês queimam. Não suporto as Festas de Lua Nova, os sábados e as outras festas religiosas, pois os pecados de vocês estragam tudo isso (Isaías 1.13). O pecado desta gente era a falta de amor ao próximo, conforme aponta o livro: - Aprendam a fazer o que é bom, tratem os outros com justiça, socorram os que são explorados, defendam os direitos dos órfãos e protejam as viúvas (Isaías 1.17).

Na verdade, junto com o louvor dos filhos de Deus na igreja, a melhor
maneira de agradecer aos céus é repartindo com os outros as dádivas
recebidas. E se existe algo que nunca deveríamos deixar de reconhecer todos os dias, este é o perdão divino pela falta do nosso amor e de todos as conseqüentes infrações. Sobre isto Jesus contou uma parábola (Mateus 18.21-35) mostrando onde começa a legítima ação de graças. Um empregado devia milhões de moedas de prata e não tinha como pagar. Sensibilizado, o patrão perdoou a enorme dívida. O empregado saiu todo feliz e logo adiante encontrou seu colega de trabalho que lhe devia 100 moedas de prata. Não teve dúvida, mandou pôr o coitado na prisão até que pagasse a dívida. O final da história conta que o patrão descobriu a ruindade, e podemos imaginar o que aconteceu depois.

Neste mundo com tanta gente padecendo ao nosso lado por falta disto e daquilo, sempre temos alguma coisa para oferecer. Às vezes um simples sorriso é tudo o que alguém precisa. E se tem gente morrendo de anorexia, outro jejum doentio está mesmo no coração de gente que não olha para cima e por isto não olha para o lado, mas só para frente, no espelho. Pois neste dia de agradecer, valem as palavras daquele que tudo oferece: - O jejum, a ação de graças que me agrada é que vocês repartam a sua comida com os famintos... (Isaías 58.7).

Da Redação
Quando novembro vai chegando ao fim, começam a aparecer na TV desenhos e filmes com perus que escapam da panela. Ao mesmo tempo, milhares de brinquedos são lançados nos EUA. Quem mora no Brasil pode não saber, mas a causa de tudo isso tem um nome: Dia de Ação de Graças, ou "Thanksgving Day".

A data, celebrada sempre na quarta quinta-feira de novembro, é um dos
principais feriados dos Estados Unidos. Ele chega a ser até mais importante do que o Natal. O costume começou com os peregrinos, primeiros colonos que chegaram aos EUA, e os índios nativos deste país.
Atualmente, a maioria das pessoas comemora o "Thanksgiving" com uma refeição típica que reúne a família e os amigos. O peru - que os primeiros colonizadores dos EUA encontraram aos montes quando chegaram a este país - é prato certo no cardápio. Além disso, o dia seguinte ao de Ação de Graças é o primeiro e principal dia da temporada de compras de Natal. As grandes lojas organizam até desfiles para mostrar as novidades.

No Brasil, durante o governo do presidente Eurico Gaspar Dutra, o Congresso Nacional aprovou uma lei que consagrava a última quinta-feira do mês de novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças. Porém, em 1966, o Marechal Humberto Castelo Branco mudou a data para a quarta quinta-feira do mês de novembro, para coincidir com a celebração no resto do mundo.

Fonte: Grupo de pastores da IELB, colaboração Rev. Davi Karnopp

sábado, 21 de novembro de 2009

Fotos do Templo e Casa Pastoral





Novos Membros

No último dia 08 de novembro foi um dia de muita alegria para a Congregação pois foram recebidos por profissão de fé o jovem Claudinei Carlos Munhoz, a Sra. Laurita da Silva Cordeiro e o Sr. Nardí Alves









Aqui os novos membros sendo recepcionados pelos membros da congregação





Claudinei, Laurita e Nardí sejam bem vindos!






quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Ação de Graças

 ORAR1

No dia 26 de novembro, celebramos o Dia de Ação de Graças.

Uma data especial no calendário da igreja, pois é um momento em que o ser humano volta o seu pensamento a Deus o Criador e Doador de todas as coisas.

Dia de agradecer por todos os benefícios e privilégios concedidos a cada um durante os dias de sua vida.

Dia de louvar e glorificar a Deus por ser fiel para com a sua criatura.

Apesar de certas dificuldades que encontramos em nossa vida, - mesmo assim temos razões suficiente para voltar os corações a Deus em agradecimento.

Ação de graças tem a ver com estar bem, sentir-se feliz e motivado, ter confiança de que não há razão para desespero.

A falta de confiança nos leva ao desespero.

Mas a confiança em Deus nos leva ao amor, - a paz, e a alegria e ao agradecimento.

Exemplo de alegria e gratidão encontramos no apóstolo Paulo que escreve aos Filipenses no Cap. 4. Versículos 6 a 20 conforme segue:

“6 Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. 8 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. 9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco. 10 Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade. 11 Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. 12 Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; 13 tudo posso naquele que me fortalece. 14 Todavia, fizestes bem, associando-vos na minha tribulação. 15 E sabeis também vós, ó filipenses, que, no início do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja se associou comigo no tocante a dar e receber, senão unicamente vós outros; 16 porque até para Tessalônica mandastes não somente uma vez, mas duas, o bastante para as minhas necessidades. 17 Não que eu procure o donativo, mas o que realmente me interessa é o fruto que aumente o vosso crédito. 18 Recebi tudo e tenho abundância; estou suprido, desde que Epafrodito me passou às mãos o que me veio de vossa parte como aroma suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus. 19 E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades. 20 Ora, a nosso Deus e Pai seja a glória pelos séculos dos séculos. Amém!”

Que Deus Espírito Santo permaneça em nós, para que tenhamos sempre espírito de reconhecimento e gratidão a Deus por todas as suas bênçãos. Amém.

ORAR2 Senhor Deus, nós te agradecemos porque sempre fostes bondoso para conosco. Especialmente te agradecemos por teres entregue o teu filho Jesus Cristo à morte em nosso lugar. Dá-nos sempre um coração agradecido. Em nome de Jesus. Amém.


Pastor Nazareno Degem

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Crônicas da Congregação

CRÔNICAS DA CONGREGAÇÃO CRISTO PARA TODOS

Relato histórico da Congregação Evangélica Luterana Cristo Para Todos da Paróquia Santíssima Trindade, Bairro Aventureiro, Joinville, Santa Catarina.

O Primeiro culto aconteceu no dia 15 de março de 1987 na casa do Sr. Henrique Lange. Depois seguiram na casa da Sra.Linda Ullmann até o momento que foi construído o templo.
No dia 01 de abril de 1987 foi realizado o primeiro Estudo Bíblico no Bairro.
O primeiro culto com Santa Ceia aconteceu no dia 17 de maio de 1987.
A partir de março de 1989 realizaram-se dois cultos por mês, sendo um deles com celebração da Santa Ceia.
A primeira reunião de servas aconteceu no dia 18 de outubro de 1989.
Em 22 de dezembro de 1989 foi realizado o primeiro programa de Natal. Neste ano também já funcionou a Escola Dominical.
A fundação oficial do Departamento de Servas aconteceu no dia 18 de abril de 1990. No dia 25 de julho de 1990, foi feito o Primeiro Café do Departamento de Servas.
No dia 08 de novembro de 1993 – Em reunião da Diretoria da Comunidade Santíssima Trindade tratou-se da compra do terreno, em 06 de dezembro de 1983 o assunto voltou em pauta em seguida foi comprado o terreno, na rua Uirapuru, 1529. Na reunião de 22 de Janeiro de 1994, foi tratado do aterro do terreno. Já em 28 de fevereiro de 1994 começa o apoio e auxilio para o aterro através do Sr. Henrique Lemanhê, fiscal de Obras da Secretaria Municipal de Habitação.
A primeira reunião do Ponto de Missão-Aventureiro aconteceu no dia 03 de fevereiro de 1996 na residência da família Walter Ullmann, às 20 hs, a abertura com devocional feito pelo Rev. Erno Welzel.
Nesta reunião foi eleita a primeira diretoria, que ficou assim constituída: Presidente – Amauri Roesler; Vice-Presidente – Nardi Schmidt; Secretário – Ervino Kuhs; Vice-Secretária – Vilma Renate Roesler; Tesoureira – Elfride R. Dias; Vice-Tesoureiro – Lídio Amandio Dias. A instalação da Diretoria ficou marcado para o dia 18 de Fevereiro de 1996.
Ficou acertado que os cultos seriam dominicais a partir de março de 1996 ás 8:30 hs.
O pastor Erno Welzel também esclareceu como iria acontecer os trabalhos com o Pastor Norberto Stadler que será instalado no dia 11 de Fevereiro de 1996, como segundo Pastor da paróquia. O Pastor Norberto Stadler encerrou a reunião com oração e a bênção do Senhor.
A inauguração do templo aconteceu no dia 19 de julho de 1997.
Cinco anos depois, em 17 de fevereiro de 2002, veio o pastor Nazareno Degem,o primeiro pastor residente no bairro, que primeiro momento morou num apartamento alugado pela paróquia Santíssima Trindade.
A partir de 27 de junho de 2002 teve inicio as primeiras reuniões para um planejamento do serviço social.
No dia 20 de julho de 2002 foi realizada a primeira festa julina.
No dia 05 de setembro aconteceu um estudo dirigido pelo pastor Erno Welzel sobre como fazer visitas no hospital. Depois disto, no dia 24 iniciamos visitas semanais no Hospital Regional.
Em 08 de setembro de 2002 foi realizado o primeiro Culto Cantate com o Coral da Comunidade Santíssima Trindade.
Ainda em 2002, em setembro teve inicio a construção da 1ª etapa da Casa Pastoral
No dia 13 de março de 2003, com a conclusão da obra da 1ª etapa da construção o Pastor Nazareno Degem passa a morar na casa Pastoral.
No dia 17 de abril de 2003 foi realizada a Primeira Ceia Pascal.
No dia 10 de agosto de 2004 teve inicio o curso de teoria musical administrado pelo Sr. Ervino Klemann, após algumas aulas, no dia 26 de outubro de 2004 foi realizado o 1º ensaio oficial do coral.
O primeiro Culto Cantate do Coral aconteceu no dia 14 de agosto de 2005.
No dia 10 de dezembro de 2007, o pastor Nazareno Degem fez a mudança pois a segunda etapa da construção foi concluída. E a residência provisória, passou a ser Cozinha e um local para festividades da Congregação.
No dia 06 de setembro de 2008 foi realizado o Primeiro Café Solidário organizado pelo Departamento de Serviço Social o contou com a participação de 130 pessoas.
No dia 09 de Abril de 2009 foi realizada a 2ª Ceia Pascal.