sexta-feira, 30 de abril de 2010

Luteranos no Brasil

Luteranos no Brasil

Muito cedo, luteranos aportaram no Brasil. Já em 1532, o filho de um amigo de Lutero, Heliodoro Eobano, desembarcou em São Vicente, SP, onde professou sua fé.

Origem da IELB
Em 1817, o governo da Prússia, o maior estado alemão, impôs a união de luteranos e reformados calvinistas. Muitos não aceitaram essa imposição, formando igrejas puramente luteranas em toda a Prússia. Dessas igrejas independentes, alguns emigraram para o Novo Mundo, formando igrejas de cunho marcadamente confessional.  
Luteranos dessa tendência, da Igreja Luterana Sínodo Missouri dos Estados Unidos, vieram para dar assistência a emigrados alemães luteranos no Brasil. Originada das igrejas luteranas independentes confessionais, essa se tornou uma característica marcante na história da IELB. Na sua literatura teológica e devocional, nos temas de suas conferências e convenções, essa tem sido a ênfase mais presente.


A maior parte dos alemães que emigraram ao Brasil no século XIX fixaram residência no Rio Grande do Sul. Aí organizaram-se, de acordo com a sua origem, em luteranos, reformados ou unidos. Em 1886, fundou-se o Sínodo Rio-Grandense, sob a liderança do Rev. Wilhelm Rotermund. Em 1968, esse Sínodo, com o Sínodo Evangélico Luterano de Santa Catarina, Paraná e outros Estados da América do Sul (1905), a Associação de Comunidades Evangélicas de Santa Catarina e Paraná (1911) e o Sínodo Evangélico do Brasil Central, formaram a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). A IECLB registra atualmente 700 mil membros.
Começando o trabalho

A pedido do pastor Johann F. Brutschin, de Novo Hamburgo, RS, a Igreja Luterana - Sínodo de Missouri dos Estados Unidos enviou ao Brasil o pastor Christian J. Broders. O pastor Broders tinha a tarefa de investigar a possibilidade missionária no Brasil. Ele começou o trabalho na localidade de São Pedro, município de Pelotas, Rio Grande do Sul. Aprovado o trabalho, logo chegaram outros missionários.
Broders fundou, no dia 1° de junho de 1900, com 17 famílias, a Comunidade Evangélica Luterana São João, em São Pedro, a 40 km de Pelotas, RS, a primeira igreja da IELB no país.

Em 1904, no dia 24 de junho, foi fundada, em São Pedro do Sul, perto de Santa Maria, RS, com a presença de 14 pastores, um professor e 10 leigos, representando 10 congregações com aproximadamente três mil membros, a Igreja Evangélica Luterana do Brasil.

O trabalho pioneiro cresceu e em 2007 registrou 233 mil membros batizados na Igreja. A partir de trabalhos missionários da IELB, a igreja luterana chegou ao Paraguai e Portugal - hoje nossas igrejas irmãs - e que colaboram com a missão em diversos países enviando pastores.

                                         Fonte: site da IELB – www.ielb.org.br

quinta-feira, 29 de abril de 2010

60ª CONVENÇÃO NACIONAL DA IELB

60ª CONVENÇÃO NACIONAL DA IELB

| author: Igreja Evangélica Luterana do Brasil - IELB

Sob o lema:  A SALVAÇÃO SERÁ CONHECIDA POR TODOS, podemos dizer que a Convenção Nacional da IELB foi realmente uma grande bênção para a Igreja de Cristo. Abaixo algumas fotos sobre o evento que reuniu no Hotel Carimã em Foz do Iguaçu aproximadamente 900 pessoas.

CULTO DE ABERTURA

A pregação do agora ex-presidente da IELB, rev. Paulo Moisés Nerbas, teve como tema o texto: Sl 117.1,2: "A Salvação será conhecida por todos...para que todos os povos o louvem".
NOVA DIRETORIA DA IELB
Tivemos também a eleição na diretoria da IELB para os próximos quatro anos e ficou assim:

Presidente: Rev. Egon Kopereck, pastor da CEL São Paulo de Canoas - RS.

1º Vice-presidente: Rev. Arnildo Schneider que foi reeleito.

2º Vice-presidente: Rev. Geraldo Walmir Schüller, pastor da CEL Concórdia de Cacoal - RO.

Secretário: Rev. Rubens José Ogg, pastor da CEL Da Cruz de São Lourenço do Sul - RS.

Tesoureiro: Sr. Renato Bauerman - contador em Canela - RS.


E além da diretoria nacional, foi eleito o Conselho Diretor e ainda diversas comissões e conselhos. Que o Deus Eterno ilumine todos que foram eleitos.