terça-feira, 17 de agosto de 2010

O QUE ENSINAM OS LUTERANOS

A BÍBLIA - Os luteranos ensinam que a Bíblia é, em todos os seus termos, a Palavra de Deus; que, conseqüentemente, todos os fatos nela relatados são absolutamente verdadeiros; que ela não contém erro; que ela interpreta-se a si mesma; que ela é a única verdade divina conhecida sobre a terra; que ela deveria ser diligentemente ouvida e estudada; que ela anuncia a salvação pela fé em Jesus Cristo.

Referências: 2 Pedro 1.21; 1 Coríntios 2.13; João 5.39; Lucas 11.18.

O DEUS TRIÚNO – Os luteranos ensinam que Deus é triúno, isto é, um Deus em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo; que estas três pessoas são iguais; que ignorar ou negar um é rejeitar todos; que ele é Criador, Redentor e Santificador.

Referências: Deuteronômio 6.4; Mateus 28.19; João 5.23; 1 João 2.23; Gêneses 1.1; 1 João 2.1,2; Romanos 15.13.

O HOMEM – Os luteranos ensinam que o homem não é produto de uma pretensa evolução, mas que foi feito por Deus por meio de um ato direto de criação; que lhe foi dada uma alma imortal, dotada de perfeita santidade e criada para a vida eterna; que, entretanto, ele pecou, rompeu a comunhão amorosa com Deus e tornou-se totalmente depravado e sujeito à morte; que, em seu estado natural, ele não pode, por qualquer poder ou força de sua parte, restabelecer as corretas relações com Deus.

Referências: Gênesis 2.7; 1.27; Gênesis 3; Salmo 14.3; Romanos 5.12; Isaías 64.6; Salmo 143.2; 1 Coríntios 2.14.

A LEI DE DEUS – Os luteranos ensinam que a lei de Deus exige coração, pensamentos, palavras e ações perfeitos; que ela condena inteiramente a todos aqueles que a transgridem; que ela não pode salvar pecadores; que a sua função principal desde a queda em pecado é de levar o homem ao conhecimento de sua depravada condição.

Referências: Mateus 5.48; Levítico 19.2; Deuteronômio 27.26; Romanos 3.20.

O PECADO – Os luteranos ensinam que cada pensamento, palavra e ato contrário à lei de Deus é pecado; que cada ser humano é pecador por nascimento; que todo o mal no mundo é conseqüência do pecado do homem; que o pecado leva à condenação.

Referências: 1 João 3.4; João 3.6; Gênesis 8.21; Romanos 5.12; Salmo 5.4.

O EVANGELHO – Os luteranos ensinam que o evangelho não é uma lei nova ou superior, mas é a revelação especial daquilo que um Deus amoroso e misericordioso fez, e continua fazendo, através de Cristo para a salvação da humanidade; que ele gratuitamente oferece a todos os pecadores a justiça que está em Cristo Jesus; que salvará eternamente aqueles que com fé aceitam suas promessas.

Referências: Ezequiel 33.11; 1 Timóteo 2.4; Lucas 4.18, 19; João 3.16; Romanos 3. 21-24; 1.16.

O SALVADOR – Os luteranos ensinam que Jesus Cristo é o Filho de Deus e é igual ao Pai em todos os sentidos; que ele é também o filho da virgem Maria e que foi feito homem a fim de que pudesse redimir o mundo; que ele satisfez as exigências da lei divina em lugar de todos os homens, guardando os mandamentos de Deus em nosso lugar; que ele arcou com a punição de nossos pecados sofrendo e morrendo em nosso lugar na cruz; que ele ressuscitou corporalmente dentre os mortos e hoje vive; que ele virá visivelmente pela segunda e última vez no fim do mundo para julgar os vivos e os mortos.

Referências: João 5.20,23; 10.30; 14.19; Mateus 1.18-25; 1 Pedro 2.22; Gálatas 4.4 , 5; 3.13; 1 Pedro 2.24; 1 João 2.1, 2; Romanos 4.25; João 14.19; Atos 1.11; 10.42.

A JUSTIFICAÇÃO – Os luteranos ensinam que tudo quanto era necessário para que houvesse reconciliação do mundo com Deus foi feito quando Jesus Cristo deu a sua vida sobre a cruz; que Deus, por causa de Jesus Cristo, declarou a humanidade livre da dívida e da culpa do pecado; que essa justificação de toda humanidade torna-se propriedade individual através da aceitação pessoal da mesma; que todos que assim, pela fé, aplicam para si mesmos a graciosa declaração divina de reconciliação, são justificados diante de Deus – não por qualquer mérito ou dignidade próprios, mas somente pela graça, por causa de Cristo, através da fé.

Referências: 2 Coríntios 5.19; Romanos 5.18, 19; Atos 10.43; Romanos 3.22-24, 28; Efésios 2.8.

O ARREPENDIMEMTO – Os luteranos ensinam que o arrependimento, no sentido bíblico do termo, é o reconhecimento do pecado e sincero pesar por causa dele – juntamente com a confiante suplica a Deus por perdão, em nome de Cristo; que ele é uma condição do coração sem o qual homem algum pode ter a esperança de ser salvo; que a todo pecador verdadeiramente arrependido é assegurado o perdão gratuito e completo de Deus.

Referências: Isaías 55.6; Mateus 4.17; Marcos 1.15; Lucas 18.13, 14; Atos 2.38; 2 Cotíntios 7.10.

A FÉ – Os luteranos ensinam que a fé é aceitação de Jesus Cristo, por parte do pecador penitente, como seu real e único Salvador, e a completa confiança nos méritos de Cristo para o perdão dos pecados e a salvação; que tal fé não é um feito pessoal ou um ato de mérito humano, mas uma obra do Espírito Santo; que aquele que permanece nesta fé até o fim será real, plena e ternamente salvo; que sem ela a salvação é impossível.

Referências: João 1.12, 16; Atos 10.43; Gálatas 2.16; 1 Coríntios 12.3; 1 Pedro 1.5; Atos 16.31; Mateus 24.13; João 3.36.

A CONVERSÃO – Os luteranos ensinam que a conversão não é uma mera mudança de hábitos, mas uma mudança de coração – um renascimento espiritual do homem; que ela é realizada pelo poder de Deus que atua por meio da Palavra; que ela ocorre na e através da aceitação de Jesus Cristo como Salvador e Senhor.

Referências: Joel 2.13; Ezequiel 11.19; Jeremias 31.18; João 1.12, 13; Romanos 10.17; 1 João 5.1.

A SANTIFICAÇÃO – Os luteranos ensinam que a conduta e a vida santificadas seguem a conversão e que são frutos e conseqüência da fé; que todos os cristãos autênticos devem ser, e são, ativos em boas obras; que, embora tal santificação seja progressiva, a perfeição nela não será alcançada senão na vida eterna.

Referências: João 3.3; 2 Coríntios 7.1; Gálatas 5.6, 25; 1 Tessalonicenses 4.3; Efésios 2.10; 1 Pedro 1.15; Romanos 7..15-25; Filipenses 3. 12-14.

A IGREJA – Os luteranos ensinam que há uma igreja invisível, que consiste de todos aqueles que em seus corações verdadeira e sinceramente aceitam Jesus Cristo como seu Salvador; que essa Igreja é uma única; que Jesus Cristo é o seu único cabeça e Senhor; que todos os seus membros gozam de direitos iguais; que ela pode ser achada onde quer que o Evangelho de Cristo seja conhecido, e que durará para sempre.

Os luteranos ensinam também que há uma igreja cristã visível, a qual se compõe de todos aqueles que professam a fé cristã e se reúnem em torno da Palavra de Deus. Triste, porém, é que, por causa da inerente inclinação do homem ao mal, sempre há, na igreja como um todo, os hipócritas, os defensores de falsas doutrinas e de práticas não cristãs. Diante disso, é dever de todo o cristão sincero buscar e unir-se com aquela parte da igreja visível que retém a pura doutrina e a correta prática. Deve ser evitada a comunhão religiosa com todos aqueles que se apartam da Palavra de Deus.

Referências: João 18.36; Lucas 17.20, 21; João 8.31, 32; 1 Coríntios 12.13; Efésios 1.22, 23; 2.19-22; Isaías 55.10, 11; Mateus 16.18; 13.47; 48; 22.2-14; 15.9; 1 Coríntios 11.18; Romanos 16.17; 2 Tessalonicenses 3.6, 14; 2 Coríntios 6.14-18.

O BATISMO – Os luteranos ensinam que o batismo é um lavar regenerador divinamente instituído; que ele se destina a adultos e crianças, sem exceção, e que por ser ministrado lavando, regando, aspergindo com água ou submergindo na água; que por meio dele, a todos que na fé recebem este sacramento, é dada a graça de Deus, o perdão dos pecados e a promessa da vida eterna.

Referências: Mateus 28.19; Tito 3.5; Marcos 10.14; Atos 16.15; Hebreus 10.22; Atos 22.16; 2.38; Marcos 16.16.

A CEIA DO SENHOR – Os luteranos ensinam que o corpo e o sangue de Jesus Cristo estão verdadeiramente presentes em, com e sob o pão e o vinho no sacramento da Santa Ceia e que são recebidos por todos que comem e bebem a mesa do Senhor; que o corpo e o sangue de Cristo são recebidos pelos cristãos para perdão dos pecados, fortalecimento de sua fé e crescimento na piedade; que a Santa Ceia deve ser dada somente aqueles que professam a sua fé cristã.

Referências: Mateus 26.26-28; 1 Coríntios 10.16; 11.26-29; Mateus 7.6.

A ORAÇÃO – Os luteranos ensinam que a oração é uma comunhão dos cristãos com Deus; que, embora não seja um ato pelo qual se obtenha méritos ou recompensas, ela é divinamente ordenada; que deveria ser regularmente praticada por todo cristão para proveito próprio e para benefícios de outros; que, se feita com fé, conforme a vontade de Deus, tem a clara e segura promessa de graciosa aceitação e resposta divinas.

Referências: Salmo 19.14; Mateus 7.7, 8; Salmo 50.15; 1 Timóteo 2.1, 8; 1 João 5.14; Isaías 65.24; Mateus 21.22.

DIABO E INFERNO – Os luteranos ensinam que há uma grande hoste de espíritos (chamados de “demônios” na Bíblia), dotados de poder, que são inimigos implacáveis de Deus e de sua igreja; que estes foram lançados ao inferno; que no dia derradeiro todos os homens que morreram sem fé em Cristo serão destinados ao mesmo inferno de tormento e condenação eternos.

Referências: Efésios 6.12; 1 Pedro 5.8, 9; Judas 6; Mateus 25.41; Isaías 66.24.

A MORTE E O QUE LHE É SUBSEQÜENTE – Os luteranos ensinam que o corpo, que na morte foi separado da alma, será ressuscitado no dia derradeiro e tornará a unir-se à alma; que todos os homens serão julgados por Jesus Cristo; que a todos os crentes em Cristo será dada a vida eterna no céu, enquanto que os descrentes serão lançados à condenação eterna.

Referências: João 5.28, 29; Mateus 25.31, 46.

QUESTÕES ESPECIAIS

CREDOS – Os luteranos ensinam que um credo, como a palavra mesmo o diz e significa (credo = eu creio), é simplesmente uma afirmação daquilo que se crê; que todo cristão professo tem um credo, quer ele o admita quer não; que um credo verdadeiro não é uma adição à Bíblia, mas somente uma ênfase necessária da verdade contra aqueles que usam erroneamente a Bíblia para a defesa dos seus falsos ensinos; que sem um credo a igreja está sendo tragada e arrastada por um dilúvio de erros.

Referências: 1 Pedro 3.15; Mateus 10.32.

RELIGIÃO E CIÊNCIA – Os luteranos ensinam que, visto o Deus que se revelou na grandeza e complexidade do universo que criou ser o mesmo Deus que se revelou como um Deus de misericórdia e amor na obra redentora de Cristo, o Salvador, é certo que não pode haver conflito entre a verdadeira ciência e as verdades da Bíblia; que teorias evolucionistas e filosofias que negam o lugar de Deus no universo, ou que tentam negar sua revelação salvadora e santificadora, são rejeitadas; que a ciência pode ser, e tem sido, uma forma de manifestação das grandes bênçãos de Deus sobre a humanidade.

Referências: Salmo 8.3, 4; 19.1; Hebreus 1.10; 11.3; Gênesis 1.28.

ECUMENISMO – Os luteranos ensinam que a divisão que reina no seio da igreja cristã visível é uma condição deplorável, mas que não são os defensores da verdade divina os responsáveis por ela, mas sim, os que defendem e professam falsas doutrinas; que não pode haver verdadeira união exterior onde não há união interior, na fé; que a esperança de uma cristandade unida se tornará realidade somente quando todos os cristãos professos se tornarem um na rejeição de todo o erro e na aceitação de toda sas doutrinas apresentadas na Palavra de Deus.

Referências: Romanos 16.17; Efésios 4.3-6.

EDUCAÇÃO RELIGIOSA – Os luteranos ensinam que a educação cristã da juventude não é função do Estado, mas do lar e da igreja; que cabe à igreja organizar escolas dominicais e planejar outras atividades que auxiliem os pais a educar os filhos na disciplina e admoestação do Senhor; que as atividades referentes à educação cristã e instrução de crianças e jovens é uma obrigação que os pais cristãos devem a si mesmos, aos seus filhos,à sua igreja e à sua pátria.

Referências: Marcos 10.14; João 21.15; Efésios 6.4.

APLICAÇÃO DA LEI – Os luteranos ensinam que o princípio que estabelece a separação entre Igreja e Estado está em harmonia com o espírito e letra da Escritura; que, diante disso, a execução das leis civis compete ao Estado e não à Igreja; que a Igreja endereça-se ao coração do homem e opera por persuasão, não por compulsão; que a interferência da Igreja no Estado e vice-versa só resultará em perseguições religiosas e na destruição de um governo livre.

Referências: João 18.36; Mateus 22.21; Romanos 13.1-7.

DIVÓRCIO – Os luteranos ensinam que o vínculo matrimonial deve ser preservado inviolável; que, diante de Deus, divórcio algum é válido, a não ser em caso de adultério ou deserção maliciosa; que a atual tendência em menosprezar o noivado e o próprio matrimônio só poderá resultar em danos incalculáveis ao lar, aos filhos, à igreja, ao Estado, enfim, a toda a estrutura da sociedade humana.

Referências: Mateus 19.9; Coríntios 7.15.

                                       O que ensinam os Luteranos - CPTN

Um comentário:

  1. Sobre ecumenismo ler com atenção a carta abaixo:

    Campo Grande – MS, dezembro de 2010.

    Amados colegas Pastores/Missionários/obreiros:

    A graça, a paz e a misericórdia do Senhor estejam com você, seus familiares e todas as pessoas de seu relacionamento.

    Diante da triste informação de que já é maior o número de desviados do Evangelho do que de reais crentes evangélicos e protestantes senti-me na obrigação de comentar, em blog de Internet, as possíveis causas de tantos desviados, como a discriminação (tão sério que pode dar prejuízos financeiros e até prisão). Sempre se está ocupadíssimo, hoje em dia, com outros assuntos supostamente mais importantes. Porém a leitura do blog é imprescindível, podendo ter conseqüências eternas.

    Devido aos grandes benefícios que o blog e o meu livro: “A Besta e a Babilônia Apocalípticas” estão trazendo ao mundo, não apenas socialmente ao povo, Estado e Nação, como principalmente estão salvando almas para Cristo, é que fui recentemente homenageado pelo Conselho Federal de Pastor a nível internacional.

    Aproveito para solicitar ao amado colega o obséquio de divulgar o blog: www.laurohenchen.blogspot.com no boletim da igreja, site de Internet, revistas, jornais, nos contatos de e-mail, etc. O Senhor usou este Seu humilde servo para definir, sem chance de contestação, quem são besta e Babilônia apocalípticas. Estou sendo convidado para fazer palestras sobre Apocalipse nas igrejas.

    Já recebi alguns pedidos de autorização de igrejas de diversas denominações para transcreverem em seus sites de Internet, revistas, jornais, etc. dois dentre os quatro assuntos do blog: “Oitavo Rei do Apocalipse” e “Batismo com o Espírito Santo”. Exatamente dentre os pentecostais, onde eu pensava haver rejeição, é que pedem autorização para transcrever o assunto do “Batismo com o Espírito Santo”. Logo tais assuntos irão encabeçar as opções de pesquisa na Internet. Aliás, como teste digite no campo busca do Google as três palavras: oitavo rei apocalíptico e já verá como primeiras opções umas transcrições e principalmente o meu blog propriamente dito, no seu original.

    A transcrição dos assuntos do blog é recomendada para leitores sem acesso a Internet, porque para internautas é aconselhável ler o blog original, uma vez que os seus assuntos estão sendo constantemente aperfeiçoados. O apropriado é orientar os internautas no sentido de acessar, ler e divulgar diretamente o blog. Assim o blog irá encabeçar sempre as primeiras opções de pesquisa pela Internet, e salvar almas para Cristo. As igrejas têm lista de e-mails e só precisam ter o trabalho de mandar uma única mensagem coletiva para todos os destinatários acessarem, lerem e divulgarem o blog. Creio que serão abençoados por Deus e creio que receberão galardão por isto no Tribunal de Cristo.

    Grato pela atenção e que o Triúno Deus seja louvado em nossas vidas. Fraternalmente, do conservo de Cristo Jesus, Pr. Lauro Henchen.

    ResponderExcluir