quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

ADVENTO

clip_image002 “Advento” significa “vinda”. Lembra-nos da vinda do Senhor Jesus, no primeiro Natal. É um tempo de quatro semanas de preparação, antes do Natal.

O Advento já é comemorado com liturgia especial na Igreja a muitos séculos. É um tempo em que a Igreja aguarda com expectativa a Festa do nascimento de Jesus.

As cores litúrgicas desta época são o roxo e o azul. A cor roxa lembra arrependimento e preparação. Recorda-nos da pregação de João Batista, preparando o caminho de Jesus: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus”. A cor azul, que é a mais usada neste período do ano, lembra esperança e alegria pela vinda do Salvador.

O período do Advento tem três grandes significados:

Primeiro, nos remete para o tempo do Antigo Testamento, quando os crentes aguardavam a vinda do Salvador, que iria cumprir as profecias, como aquela, do profeta Miquéias: “E tu Belém Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”. (Mq 5.2). Ou, como anunciara o profeta Jeremias: “Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um
Renovo justo; e rei que é, reinará e agirá sabiamente, e executará o juízo e a justiça na terra. ... será este o seu nome, com que será chamado: SENHOR Justiça Nossa.” (Jr 23.5,6)
O Advento, por isso, mostra que Deus foi fiel e cumpriu as promessas que fizera ao povo da antiguidade. Valeu a pena esperar e confiar: O Salvador Jesus veio, para buscar e salvar o que estava perdido.

Um segundo significado do Advento é que Ele nos lembra que este mesmo Jesus voltará para julgar este mundo. A nossa vida é um grande período de Advento, tempo de expectativa pela segunda vinda do Senhor. A promessa de Jesus é séria: Ele voltará em dia e hora que não sabemos, mas com certeza virá. Aquele será um dia terrível para todos quantos o negaram, procurando outros caminhos para felicidade e paz de espírito.

Mas será ocasião de imensa alegria para os que estão em Cristo. A redenção será completa. Os mortos ressuscitarão para terem corpos gloriosos. Todo o pecado, todo o mal, todo sofrimento deixarão de existir para os que creem. Por isso mesmo, o tempo de Advento nos quer preparar para estarmos prontos a receber o nosso Senhor Jesus e para sermos recebidos por Ele, na glória.
O terceiro significado do Advento é nos lembrar que Jesus continua vindo, também hoje. Ele vem a nós através da Sua Santa Palavra, pela qual Ele próprio nos fala, nos orienta, nos assegura do seu amor e perdão. Ele vem a nós pelo Santo Batismo, para trazer pecadores ao Seu reino, perdoando-os de seus pecados e tornando-os herdeiros da vida eterna. Cristo vem a nós na Santa Ceia, dando-nos Seu corpo e sangue com o pão e vinho para nosso perdão e fortalecimento na fé. Cristo vem
a nós no Culto público, quando somos perdoados através do ministro e somos orientados pelo ensino da Palavra. Cristo vem a nós também pelas palavras de nossos irmãos, que nos falam dele e assim nos consolam e orientam.

Advento é tempo de nos consagrarmos sempre de novo à Palavra de Deus, ouvindo-a, meditando e guardando-a no coração. Advento é período muito especial para celebrarmos com alegria o fato de que o nosso Senhor, que veio e que voltará, está conosco, invisível, mas realmente.

O Advento é um tempo muito especial. Não é só um tempo de preparação para o Natal, mas para todo o novo Ano Litúrgico, que aqui inicia. Por isso, o Advento é uma lembrança de que temos diante de nós mais um ano da graça de Deus.

Através da Sua Palavra e dos Sacramentos, Deus se faz presente na Igreja, na vida de cada um de nós. Não sabemos tudo o que passaremos em um novo ano, mas disto podemos ter certeza: O mesmo Jesus que veio no primeiro Natal para nos salvar, e que voltará para o grande
julgamento, e nos levará para junto de Si, Ele mesmo também estará conosco, com seu perdão, seu amor e a direção que precisamos para nossa vida. Advento, por isso, é tempo de renovarmos nossa certeza de que em Cristo temos um caminho maravilhoso pela frente, que queremos trilhar com fé e alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário